Representantes da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) e da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Quixeramobim (AMAQUI) realizaram uma visita ao Geopark Araripe, localizado na cidade do Crato. Durante a visita, os servidores Marcelo Leôncio e Rosimeire Lima puderam conhecer de perto o funcionamento do projeto e seus componentes estratégicos, como geoconservação, educação ambiental, geoturismo, cultura regional e toda a importância geológica da região.
O Geopark Araripe é o único geoparque do Brasil reconhecido pela UNESCO, sendo o primeiro das Américas e do Caribe. Com uma rica diversidade geológica, paleontológica, ecológica e cultural, a região abrange os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.
Entre os objetivos do Geoparque, destacam-se:
A preservação das riquezas naturais da Chapada do Araripe
A promoção do desenvolvimento sustentável
A difusão da educação ambiental de forma interativa
A visita dos representantes aconteceu no prédio administrativo do Geoparque, na cidade do Crato, e nos seguintes geossítios:
Cidade de Nova Olínda
Santana do Cariri
Horto do Padre Cícero, onde conheceram o geossítio
Arajara Parque
Na ciadade de Barbalha em Caldas
Finalizando com a Palestra no Centro de Eventos do Cariri, na cidade de Juazeiro do Norte
A visita abriu um leque de conhecimentos para a continuidade do projeto Geoparque Sertão Monumental, que está em andamento entre as cidades de Quixeramobim e Quixadá. O projeto tem potencial para se tornar um dos principais destinos do ecoturismo do Brasil e do mundo, devido às suas características únicas, como formações rochosas de grande beleza cênica e biodiversidade.
Há 7 dias
Há 16 dias
Há 70 dias
Há 76 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?