Representantes de Quixeramobim visitam Geopark Araripe em busca de conhecimentos estratégicos.

Autarquia de Meio Ambiente de Quixeramobim busca inspiração no Geoparque Mundial do Crato para projeto no Sertão Central
Por Victor 22/03/2025 #MeioAmbiente
img

Representantes da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) e da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Quixeramobim (AMAQUI) realizaram uma visita ao Geopark Araripe, localizado na cidade do Crato. Durante a visita, os servidores Marcelo Leôncio e Rosimeire Lima puderam conhecer de perto o funcionamento do projeto e seus componentes estratégicos, como geoconservação, educação ambiental, geoturismo, cultura regional e toda a importância geológica da região.

O Geopark Araripe é o único geoparque do Brasil reconhecido pela UNESCO, sendo o primeiro das Américas e do Caribe. Com uma rica diversidade geológica, paleontológica, ecológica e cultural, a região abrange os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Entre os objetivos do Geoparque, destacam-se:

A preservação das riquezas naturais da Chapada do Araripe

A promoção do desenvolvimento sustentável

A difusão da educação ambiental de forma interativa

A visita dos representantes aconteceu no prédio administrativo do Geoparque, na cidade do Crato, e nos seguintes geossítios:

Cidade de Nova Olínda

Santana do Cariri

Horto do Padre Cícero, onde conheceram o geossítio

Arajara Parque

Na ciadade de Barbalha em Caldas

Finalizando com a Palestra no Centro de Eventos do Cariri, na cidade de Juazeiro do Norte

A visita abriu um leque de conhecimentos para a continuidade do projeto Geoparque Sertão Monumental, que está em andamento entre as cidades de Quixeramobim e Quixadá. O projeto tem potencial para se tornar um dos principais destinos do ecoturismo do Brasil e do mundo, devido às suas características únicas, como formações rochosas de grande beleza cênica e biodiversidade.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?